Simultâneamente um puzzle e um labirinto, o cubo mágico em muito se assemelha à vida, como eu a vejo. Verdade que nunca me dei ao trabalho de ver os tutoriais para resolver o Rubix sem perceber o que se está a fazer, mas também na vida por vezes tentamos seguir algoritmos definidos por outros antes de nós, que acreditamos serem suficientes para alinhar todas as cores.A meu ver, na vida somos todos leigos, e havemos e chegar ao fim sem perceber nada disto. Tentamos por vezes alinhar a mesma cor, esquecendo que para isso todas as outras estão a ficar cada vez mais desalinhadas...Quando as coisas parecem correr bem, temos que dar uns passos atrás para nos desenvencilhar-mos de um beco sem saída.
Se não nos guiarmos por algoritmos, vamos pelas crenças, pelo que faz sentido. Tendemos a começar pelo que já está mais ou menos alinhado, encaixamos as cores conforme nos parece ser um próximo objectivo do cubo: uma face alinhada. Mesmo sabendo que não quer dizer absolutamente nada. Existem infinitas possibilidades de resolver um cubo mágico, tendo em conta a repetição de movimentos. Embora não nos apercebamos, durante a resolução é mais que provável que voltemos vezes sem conta à mesma ordem onde estivemos algumas rotações atrás..
Talvez a analogia mais engraçada seja na fase avançada (ou pelo menos aparentemente) do cubo. Já temos tantas corzinhas a bater certo...que cada movimento que fazemos temos medo de destruir o castelinho perfeito. A vertigem do risco tal e qual eu a vejo na minha vida e na dos outros..
Agora pensemos assim: As faces devidamente alinhadas são exactamente tão únicas como qualquer outra combinação do cubo mágico, apenas estéticamente mais apelativas. Enquanto o cubo mágico tem esse objectivo bem definido, na vida não é bem assim. Portanto, todas as rotações são únicas à sua maneira, e a melhor maneira de ficar encravado é achar que existe claramente um objectivo no fim do jogo. O jogo não tem fim....ainda bem.
Digo eu.
1 comment:
não percebi nada... este post foi para tu explicares pq é q n sabes resolver o cubo mágico n é?
Post a Comment