2008/11/20

Venha o Diabo e escolha


Polegares para cima! Portugal perdeu mas o Brasil ganhou, sofremos 6 mas marcamos 2. Levamos um baile mas era amigável. E nós gostamos de bailaricos, somos conhecidos por isso. E somos amigáveis.

Adoro Portugal, estou apaixonado pelo conceito, a sério que estou. O Zé não escolheu ser português, foi o país que o escolheu. Dizem que a vida é uma sucessão de escolhas, o que dizer então da primeira escolha delas todas? Qual foi a primeira escolha do Zé?

Se o que nos define são as escolhas que fazemos, e se fazemos as escolhas baseados no que somos, não será cada escolha em grande parte uma consequência das anteriores? O que dizer agora da primeira escolha de todas, seja ela qual for? Que andaste tu a fazer, Zé?

O Zé não sabe qual foi a sua primeira escolha. Nem eu. Porque não interessa...O importante é o lado direito da equação, o que veio a acontecer mediante o que havia para acontecer. O grande talento de nós pessoas humildes é o espírito de auto-crítica. O à vontade com que nos criticamos e olhamos para a vida como algo que tem que acontecer. Boa Zé! Mostraste que és um valente membro da orgulhosa infantaria do Quinto Império. Tens o espírito de quem quer viver e não mostrar que viveu. Sabes que podes mentir a todos menos a ti próprio e que a tua vida é o conjunto de todas as tuas memórias e dos momentos que partilhaste com quem sabe quem tu és.

E o maravilhoso é que essa vida foi, na mesma, um conjunto de todas as tuas escolhas.
Mas ainda não acabou....E agora...como é, Zé?

No comments: